Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964--
dc.contributor.authorSantos, Ana Georgina Figueira Freitas dos, 1992--
dc.date.accessioned2018-11-26T12:33:43Z-
dc.date.available2018-11-26T12:33:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4393-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018.pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 23 de Novembro de 2018.pt_PT
dc.description.abstractA troca de informações entre diferentes realidades artísticas e culturais surge como um princípio fundamental para a distinção entre civilizações e respetivas regiões, pois só reconhecendo a própria identidade cultural é que nos tornamos conscientes das demais. A arquitetura emerge como meio que contribui para a materialização deste fenómeno. Ao longo da história da arquitetura emergem inúmeras práticas arquitetónicas associadas a este fenómeno. No entanto, o presente estudo dedica-se a quatro obras de diferentes arquitetos, de diferentes contextos culturais, que pretendem distinguir uma identidade arquitetónica íntegra em pleno século XX. Desse modo, propõe-se em primeiro lugar, um estudo da evolução do pensamento arquitetônico segundo esse sentido, seguido de contextos culturais e obras de arquitetos que se enquadram nas diferentes gerações da modernidade e que demonstram diferentes interpretações deste fenómeno de cruzamento de culturas na génese da sua prática. Procura-se entender o que levou vários arquitetos a adotar este fenómeno, e como o fizeram de modo consistente, distinguindo-os de práticas e metodologias que condicionam o bom funcionamento da arquitetura enquanto ferramenta fundamental para o quotidiano do homem.pt_PT
dc.description.abstractThe exchange of information, that exists between different cultural and artistic realities, is one of the fundamental principles that establish the distinction between different civilizations and their regions. Only by recognizing our own cultural identity one will be aware of the many cultures that surround us. The architecture emerges as a mean that contributes to the materialization of this phenomenon. Throughout the history of architecture, there are many examples of these architectural practices associated with this phenomenon. Nevertheless, this study will focus on four architectural works of four architects, from different cultural contexts, which try to distinguish their architectural identity during the XX century. Firstly, it is proposed a study of the evolution of the architectural thinking, followed by a cultural context and architectural works. These examples belong to different generations of modernity and each one of them evidences a different interpretation of the cultural crossing phenomenon in architecture. In this thesis, one aims to grasp the reason why some architects decided to adopt this movement, and how they use it in a consistent way in their work, differentiating from other practices and methodologies, that condition the good functioning of architecture as a fundamental tool in every day of mankind.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRegionalismo na arquitecturapt_PT
dc.subjectArquitectura moderna - Filosofia - Século 20pt_PT
dc.titleRegionalismo e caráter : um estudo de 4 casos do séc. XXpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202028950-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_ana_georgina_santos_dissertacao1.pdfDissertação7,5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons