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dc.contributor.advisorCabrita, Túlia Rute Maia, 1972--
dc.contributor.authorCésar, Paulo Jorge Batista, 1978--
dc.date.accessioned2018-05-10T15:45:46Z-
dc.date.available2018-05-10T15:45:46Z-
dc.date.issued2018-05-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3829-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2018pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 7 de Maio de 2018pt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo a análise da relação entre a inteligência emocional e as variáveis individuais de âmbito psicológicas (resiliência, depressão, ansiedade, stresse, continuidade do self e traços de personalidade) e sociodemográficas (género, idade, habilitações académicas, anos e tipo de serviço, estado civil e número de filhos), bem como a identificação dos níveis de inteligência emocional, enquadrada no contexto profissional de agentes de fiscalização de estacionamento. Neste sentido, realizou-se um estudo quantitativo composto por uma amostra de 56 agentes de fiscalização de estacionamento (64,5 % homens 35,5 % mulheres). Os resultados obtidos sugerem que estes agentes têm elevados níveis de inteligência emocional. As variáveis sociodemográficas não apresentam relação significativa com a inteligência emocional. Quanto às variáveis psicológicas verificou-se que a perseverança, autoconfiança e a extroversão influenciam positivamente os níveis de inteligência emocional, enquanto o stresse, ansiedade e a descontinuidade do self têm um impacto negativo. Verificou-se ainda que não existe relação entre a inteligência emocional e as diferentes funções dos agentes de fiscalização. No geral, é possível sugerir que determinadas competências psicológicas surgem como facilitadoras na regulação emocional enquanto outras podem dificultar este processo de regulação. Estes resultados são pertinentes para a conceptualização de caso numa perspetiva clínica, enquadrado neste particular contexto e respondendo às necessidades dos indivíduos.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is the analysis of the relationship between emotional intelligence and individual psychological variables (resilience, depression, anxiety, stress, self- continuity and personality traits) and sociodemographic variables (gender, age, academic qualifications, years and type of service, marital status and number of children), as well as the identification of emotional intelligence levels, within the professional context of parking control agents. In this sense, a quantitative study was carried out consisting of a sample of 56 parking control agents (64.5% men, 35.5% women). The results suggest that these agents have high levels of emotional intelligence. Sociodemographic variables do not present a significant relationship to emotional intelligence. As for the psychological variables, it was verified that perseverance, self-confidence and extraversion positively influence levels of emotional intelligence, while stress, anxiety and discontinuity of the self, have a negative impact. It was also verified that there is no relation between the emotional intelligence and the different functions of the parking control agents. In general, it is possible to suggest that certain psychological competencies appear as facilitators in emotional regulation while others may hinder this regulation process. These results are pertinent to the case conceptualization from a clinical perspective, framed in this particular context and responding to the needs of individuals.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectSaúde mental - Avaliaçãopt_PT
dc.subjectAgentes de fiscalização de estacionamento - Atitudespt_PT
dc.titleDeterminantes de inteligência emocional em agentes de fiscalização de estacionamentopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201913895-
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