Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/3743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Orlando Pedro Herculano Seixas de, 1963--
dc.contributor.authorVieira, Tiago Galveia Raposo, 1989--
dc.date.accessioned2018-02-05T20:05:16Z-
dc.date.available2018-02-05T20:05:16Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/3743-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2017pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 31 de Janeiro de 2018pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a temática do edifício de mercado, na obra de três arquitectos, Januário Godinho, Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura, e do modo em que o mesmo é resposta às condições geográficas, topográficas, culturais e programáticas sendo capaz de ser um elemento arquitectónico potenciador de expansão urbana. É nossa convicção que ao perceber e compreender o funcionamento do mercado, estamos a perceber e compreender a história de um território, de uma população, de uma cidade e por sua vez de uma evolução através da história indo ao encontro da sua génese. A leitura crítica dos três mercados; Ovar, Santa Maria da Feira e Braga suporta-se na compreensão territorial, documental e pessoal, procurando através dos desenhos as respostas para a questão de partida, que se considera determinante e na base da investigação elaborada, levando-nos a verificar o modo como o facto arquitectónico tipo, o mercado, responde e contribui para a expansão urbana dos lugares.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation approaches the subject of market building as represented in the works of three architects, namely Januário Godinho, Fernando Távora, and Eduardo Souto de Moura. Market building should be able to anticipate geographic, topographic, cultural, and programmatic circumstances thus instantiating the architectural element which empowers urban expansion. We are therefore convinced that by perceiving and understanding how the market works, we are also perceiving and understanding the history of a given territory, besides the history of a population, of a city, and, in turn, the evolution of history itself. The critical reading of the three markets, namely Ovar, Santa Maria da Feira, and Braga, is based on a territorial, documental, and personal appreciation. Answers to the starting point, which is determinant because it is the foundation of an elaborate investigation, were investigated by analysing and looking at designs. Such a method made us realise how the architectural type model and the market respond and contribute to urban expansion.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMercadospt_PT
dc.subjectMercados - Históriapt_PT
dc.subjectMercado Municipal de Ovar (Portugal)pt_PT
dc.subjectMercado Municipal de Santa Maria da Feira (Portugal)pt_PT
dc.subjectMercado Cultural do Carandá (Braga, Portugal)pt_PT
dc.subjectAlmeida, Januário Godinho, 1910-1990 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectTávora, Fernando, 1923-2005 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectMoura, Eduardo Souto de, 1952 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.titleO edifício de mercado na obra de Januário Godinho, Fernando Távora e Eduardo Souto de Mourapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201849046-
Appears in Collections:[ULL-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mia_tiago_vieira_dissertacao.pdfDissertação9,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons