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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra de-
dc.contributor.advisorVeríssimo, Ana Cristina-
dc.contributor.authorAdegas, Daniela Vanessa Ribeiro-
dc.date.accessioned2016-04-18T13:12:25Z-
dc.date.available2016-04-18T13:12:25Z-
dc.date.issued2013-06-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2195-
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Junho de 2013.por
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.description.abstractNos últimos anos, os sistemas educativos não deixaram de acompanhar as evoluções ocorridas nas sociedades, necessitando de novos ajustamentos e de novas atualizações (Carvalho, 2004). A sociedade evolui de forma dinâmica e contínua, onde se inscreve a ação educativa, a qual se vai construindo e modificando sob a influência dc vários intervenientes e contextos. A escola espelha sempre o reflexo da sociedade e a sua ação encontra-se ligada às modificações que se sucedem. (Rocha, 2006). À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos. A emergência do psicólogo na escola surge com a articulação entre a Psicologia e a Educação, sendo este um profissional de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos (Carvalho, 2008). A Psicologia da Educação tem, hoje, o desafio de ampliar o seu campo de atuação para outros níveis educativos e sistematizar ações diferenciadas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem dos envolvidos. Acredita-se, porém, que estes profissionais devem valorizar as relações e o contexto no qual qualquer dificuldade se instala, caracterizando a sua atuação como preventiva e relacional (idem). O desenvolvimento de qualquer criança é fortemente condicionado pelos contextos em que esta cresce e se desenvolve nomeadamente, a família e a escola. Bronfenbrenner (1995) afirma que as crianças devem interagir num sistema relacional ecologicamente equilibrado. Assim sendo, sabendo que as tarefas de educar e formar são difíceis e cada vez mais exigentes e complexas, torna-se evidente a necessidade da cooperação de todos os agentes educativos, atingindo a finalidade comum do sucesso escolar da criança. Torna-se incontestável a importância destas entidades já que têm interesses, objetivos e preocupações comuns ou complementares (Rocha, 2006). Sendo a escola um dos lugares mais privilegiados para a formação das crianças e com grande importância na vida das mesmas, esta deve também procurar servir toda a sua população escolar, numa perspetiva de escola para todos, valorizando uma educação inclusiva, respeitando e validando as diferenças, de modo a garantir a todos e a cada um o direito a uma educação adequada ao seu perfil (Fernandes, 2011). Esta tendência de inclusão e de partilha é uma realidade que é, sem dúvida, incompatível com uma escola fechada e dogmática, mas que se revela inerente a organizações flexíveis (Rocha, 2006). Apoiada nestes aspetos o presente relatório foi intitulado - “Atuação do Psicólogo em Contexto Escolar”-, procurando aproximar-se o mais possível da realidade vivida em contexto de estágio. Este estágio curricular, referente ao 2° ano de Mestrado em Psicologia da Educação, foi realizado na Escola Profissional de Aveiro, permitindo o contacto com as mais variadas problemáticas que foram surgindo naquela realidade escolar. O presente relatório tem como objetivo demonstrar a experiência vivenciada ao longo deste estágio, que ocorreu ao longo de 1120 horas, assente em aprendizagens conceptuais e metodológicas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectVida Escolarpor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectConsulta psicológicapor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectTrissomia 21por
dc.titleAtuação do psicólogo em contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.date.embargo2020-03-12-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Relatórios

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