Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2138
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra de-
dc.contributor.advisorSilva, Paula-
dc.contributor.authorGranja, Ana Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2016-04-11T13:38:31Z-
dc.date.available2016-04-11T13:38:31Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2138-
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Novembro de 2013.por
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.description.abstractA educação é uma prática social inerente à existência humana e carateriza-se por um conjunto de atividades através das quais as pessoas aprendem e ensinam o seu universo natural e sociocultural (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Nela se inscrevem as circunstâncias vitais, individuais e coletivas, através de construções das representações que outorgam significado à realidade permitindo estruturar uma visão do mundo e dos seres que o compõem (Delval, 1991, citado por, Gomez, Freitas & Callejas, 2007). A educação assume um papel complexo, no sentido que adquire distintos significados semânticos e práticos, na medida em que responde a diferentes experiências dos sujeitos e das comunidades (Gomez, Freitas & Callejas, 2007). Perspetivando a educação como uma multiplicidade de significados e pela diversidade de situações e lugares, distanciando-se da ideia de que a educação deve pertencer a um espaço único, permite promover a inserção do psicólogo com formação educacional em outros contextos que não sejam o espaço escola. Neste sentido, a ideia de que o psicólogo da educação deve atuar no âmbito do contexto escolar, torna-se limitada, no sentido de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes alvos, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo a saúde física e psicológica e a qualidade de vida de todos os intervenientes que usufruam de apoio psicológico em contexto comunitário. A psicologia enquanto ciência que participa na comunidade pretende aproximar-se de todos os elementos que a constituem, ajudando-os na conscientização da sua identidade psicossocial (Valverde, 2011).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectConsulta psicológicapor
dc.subjectDistúrbio de Hiperactividade com Défice de Atençãopor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.titlePsicologia da educação em contexto comunitáriopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201176157-
dc.date.embargo2020-01-18-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao de mestrado.pdf
  Restricted Access
6,86 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.