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dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969-por
dc.contributor.advisorLebre, Pedro Jorge Ribeiro Guedes, 1968-por
dc.contributor.authorSilva, Ana Luísa Sanches, 1989-por
dc.date.accessioned2016-03-10T16:44:37Z-
dc.date.available2016-03-10T16:44:37Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2054-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 7 de Março de 2016por
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objecto de estudo a arquitectura dos espaços de culto cristão. Para tal, foram eleitas três tipologias de Igreja concebidas pela equipa do Atelier de Nuno Teotónio Pereira ao longo do século XX que se constituem como casos de estudo: a Igreja Rural: Igreja de Águas em Penamacor; a Igreja Urbana: Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa; a Igreja-Objecto: Igreja Paroquial de Almada. O sucesso que estas obras conquistaram deve-se não só ao atelier que as executou como também à influência do Movimento para a Renovação da Arte Religiosa empenhado em elevar a dignidade e qualidade plástica da arquitectura e da arte sacra em Portugal. A sua importância deve-se ao facto de terem influenciado uma nova geração de arquitectos portugueses empenhados em reivindicar uma arquitectura verdadeiramente moderna – não só de cariz religioso – cujos princípios se constituíram como a charneira da mudança de que resultou a contemporaneidade. Para melhor entender em que parâmetros concretos de actuação estes grupos se basearam no sentido de constituir uma metodologia coerente para a concepção de uma determinada igreja, fomos estudar a génese e evolução do templo cristão ao longo da história, desde a Domus Ecclesiae romana até à igreja paroquial moderna. De facto, ao longo do tempo e do espaço – por maiores que sejam as variações linguísticas inerentes ao contexto – existem elementos essenciais a ter em conta na concepção de um espaço de culto cristão que devem ser mantidos e relacionados de tal modo que permitam o eficaz funcionamento dos rituais litúrgicos, por um lado, e que satisfaçam - por meio da expressão da própria arquitectura - o lado espiritual do Homem, por outro.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura de igrejas - Portugalpor
dc.subjectArquitectura religiosa - Portugalpor
dc.subjectPereira, Nuno Teotónio, 1922- - - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleMovimento para a renovação da arte religiosa : o caso do atelier de Nuno Teotónio Pereirapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201130173por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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